sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

0 TCC 2 - Sâmela Helena Silva

TCC2 - Sâmela Helena Silva


O projeto desenvolvido no TCC2 possui como base a pesquisa realizada durante o TCC 1 – intitulada por “Conhecer para preservar: a contribuição da educação patrimonial na construção da identidade". Neste estudo, o ponto de partida foi o pressuposto de que para manter vivas as manifestações culturais; a identidade de um povo; seus bens materiais ou imateriais, a Educação Patrimonial é tida como uma metodologia para promover o conhecimento e descoberta destes patrimônios.
Porém, acredita-se que no Brasil grandes são os desafios em promover meios para assegurar e preservar os patrimônios. E a falta de tais ações patrimoniais podem resultar consequentemente no desconhecimento por parte da população sobre os patrimônios locais e sua própria identidade.
Por base desta realidade, o objetivo do TCC1 foi o de identificar qual a percepção que o cidadão tem sobre o patrimônio e história do local onde vive. Para isso, no início da pesquisa, foi determinado uma área para realizar o estudo, decidindo-se pelo bairro Bom Jardim, em Ipatinga, Minas Gerais.

A pesquisa foi um levantamento descritivo qualitativo sobre a percepção dos moradores do bairro Bom Jardim sobre o patrimônio local. Foi realizado também uma revisão bibliográfica dos principais conceitos referentes ao patrimônio.
Com o levantamento verificou-se que parte da população desconhece o conceito de Patrimônio Histórico e outros acreditam que a cidade não possua os mesmos.
Todos os números da pesquisa seguem na próxima prancha.

Com as informações recolhidas na pesquisa em campo e de sua análise, ficou evidente a deficiências e a necessidade da educação patrimonial na construção da mentalidade e valorização da própria história e identidade.

Por base nisto, ao longo do desenvolvimento do TCC2 acreditou-se que a arquitetura poderia ser uma das ferramentas usadas em favor da educação patrimonial.

Através dos questionários foi possível perceber algumas características do bairro e de seus moradores. Um dos pontos observados foi a importância da Praça Valdomiro Serafim da Costa na vida da população. Ela é um ponto de encontro, um símbolo, um patrimônio. Mas atualmente enfrenta grandes problemas como a violência e vandalismo.
Acredita-se que tais problemas são consequências da falta de identificação e pertencimento ao patrimônio. E todos estes fatores desencadeia no desestímulo de alguns moradores em usar e apropriar da praça.
O objetivo da proposta do TCC2 é de potencializar a sentimento de pertencer e valorizar o patrimônio, usando da arquitetura como um meio para tal transformação.
Por isso a proposta consiste em um projeto de revitalização da praça do Bom Jardim, através de uma metodologia que promova a participação da população no processo de elaboração do projeto.
A ideia é provocar, através da participação dos moradores, uma maior aproximação destes indivíduos com os patrimônios da comunidade de onde vive.

Como foi dito, o projeto contaria com a participação da população. Por isso houve a busca em promover o diálogo com a comunidade por meio de encontros.
Estes encontros foram a oportunidade de ouvi as pessoas que vivenciam diariamente aquele território. Também são estas pessoas os maiores alvos e que se espera uma mudança de atitude e de pensamento.
Os encontros foram produtivos e contribuíram para a coleta de relevantes informações.



O MAPEAMENTO

O mapeamento tem início com a análise da principal via do bairro: a Avenida das Flores, a espinha dorsal do Bom Jardim. Esta avenida pode ser considerada o centro comercial do bairro, pois possui grande variedade de comércios e serviços. No mapa do slide seguinte pode-se observar tais características com mais detalhes.

No entorno imediato da praça encontra-se diversas atividade, serviços e usuários. O grande fluxo de pessoas contribui para a praça ser um local de encontros e atividades.


E por base de todo o mapeamento e diálogo desenvolvido até aqui, surge o seguinte conceito:


A praça é um lugar de LIGAÇÕES, ENCONTROS, INTERAÇÃO e IDENTIDADE. Ela é um local em que as pessoas se conectam uma com as outras.

O conceito é embasado no princípio de que:
O homem é um ser social, que interage com uma gama de redes sociais, como a escola, trabalho, igreja, vizinhança, etc.... E todos estes grupos/redes fazem parte da construção da identidade do homem.

E a identidade, junto com a autoestima e o sentimento de pertencimento (o que é discutido durante todo o trabalho) estão relacionados com os pontos de referência que as pessoas tem da sua própria cidade.


O que permite concluir que a cidade, ou melhor, os espaços urbanos são pontos de referência que juntamente com as redes sociais permitem que as pessoas se encontrem, interagem, compartilhem e vivenciem a cidade.
A praça do Bom Jardim é esta referência.


Por isto, a ideia é fazer com o que praça volte a ser esta forte referência que foi se perdendo em virtude dos atuais problemas enfrentados, que desencadeia na violência e no mau uso do espaço.
A estratégia é conduzir as pessoas novamente para a praça, potencializando os diversos usos possíveis para o local.
































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