segunda-feira, 2 de julho de 2012

0 Diário de Bordo


O diário de bordo foi um trabalho desenvolvido ao longo do todo primeiro período, na matéria Humanidades I. É um caderno no formato A5, sem pauta e livre. Os alunos podiam fazê-lo como preferissem. Seu conteúdo é um resumo, resenha crítica, frase síntese e uma colagem de cada assunto tratado nas aulas. Normalmente, cada semana havia um novo assunto.

Abaixo estão as colagens.


1)    Arte e Artista

Não é possível definir o que é arte. Isso porque ela tanto pode ser um objeto estético quanto uma expressão. Também nem toda arte é feita para os olhos, pois a beleza é relativa. Também não há regras pré-definidas a serem seguidas para tornar-se um artista.
Não existe um conceito ou uma palavra que diga o que é arte. O que sabemos é que a mesma esta sujeita ao gosto do seu publico; a cultura e o contexto histórico; além de depender da imaginação, da criatividade, das características do artista e de como ele expressa.

"Todos nós somos artistas, produzimos arte até sem perceber."




2)    Arquitetura e cidade na contemporaneidade: arquiteto Shigeru Ban

 Shigeru Ban é um arquiteto japonês; estudou na faculdade Cooper Union em Manhattan, Nova York e depois de formado, retornou ao Japão. E lá começou a fazer seus próprios trabalhos. Shigeru Ban é considerado um arquiteto inovador ao usar materiais não muito convencionais, como o papel e o papelão em seus projetos. O uso de papel mostra sua característica de criar e de ser original. Sempre buscando uma maneira nova de pensar e de fazer. Em seus projetos vemos também os estilos do passado e o contemporâneo. Do passado e da tradição, por exemplo, ele aplica temas e métodos da arquitetura tradicional japonesa como o papel, usado de muitas maneiras no país até em vedação de janelas e divisórias.  Mas suas obras são marcadas pela combinação das formas de construção ocidentais e orientais, isso muito influenciado pela sua formação no ocidente.
O critério para a escolha do papel como sua principal matéria-prima não é só porque este é um material muito comum em seu país. Nas próprias palavras de Ban que sempre afirma não gostar de desperdício, o papel é de baixo custo, reciclável, de baixa tecnologia e substituível. Por isso sua arquitetura é considerada ecológica e baseada na sustentabilidade.
Shigeru Ban também tem uma preocupação com as pessoas. Ele projeta refúgios de baixo custo para as vitimas de tragédias naturais. Sua montagem é simples e rápida e foi realizada em várias províncias do Japão.

“Inovando sem esquecer-se das tradições e pensando nas pessoas.”




3)    Filme: Arquitetura da felicidade.

A casa deve ter a cara de seu morador, mesmo que isso seja feito de forma bem sutil. Por isso não é nada apropriado para nossa época construir uma série de casas padronizadas, iguais e com estilo de séculos atrais.
O desafio é fazer casas acessíveis e com um estilo moderno, sem esquecer as tradições do povo e representando as características do morador. A casa perfeita seria aquela que junta todos esses fatores.

“Personalidades diferentes, casas diferentes.”



4)    Povos primitivos

Os povos primitivos são os primeiros vestígios do homem na terra. A partir deles, que começa no período Paleolítico, a humanidade começou seu processo de evolução, tanto intelectual como na arte. Esses homens tinham que adaptar à natureza; eram nômades e dependiam da caça, porém já dominavam o fogo.
Eles, mesmo sem perceberem, começam a produzir o primeiro registro da arte do mundo, as pinturas silvestres. A finalidade delas eram combater seus inimigos representados nas paredes das cavernas. Também foram desenvolvidas as esculturas, que exaltava a fertilidade das mulheres. A arte deles era simples e possuía temas do seu cotidiano.
Depois de muitos anos, começa um novo período, o Neolítico. Nele o homem já começou a dominar a natureza. Agora são sedentários e desenvolveram a agricultura e a pecuária. Pelo fato de serem sedentários, surgiu a primeira forma de arquitetura, a arquitetura Megalítica. Ela servia para marcar território, estabelecer um calendário, preservar a memória dos antepassados através de túmulos, homenagear a natureza e para fazer abrigos. As primeiras casas também surgiram. Usavam como material aquilo que tinham ao alcance e disponibilidade, como pedras, madeiras e argila.
A arte modificou bastante; agora ela estava mais presente no cotidiano do povo, sendo usadas em vasos e em outros objetos que até serviam como decoração.
E até hoje podemos ver uma constante evolução na arte. Tudo começou na pré-história e ainda continua em nossa vida cotidiana. A necessidade de sobreviver e de se adaptar faz o homem a modificar o espaço em sua volta.


"Ainda somos uma espécie de povos primitivos, pois ainda passamos por mudanças."



5)    A civilização egípcia

A civilização egípcia mostrou-se uma sociedade a frente de seu tempo. Mesmo sendo tão antiga, é possível ver vários avanços e técnicas desenvolvidas por eles. As condições em que cresceu tal civilização não eram nada propícias para uma pessoa viver. No meio de um deserto, tendo o rio Nilo como única fonte de água e um clima extremamente quente, eles conseguiram crescer e desenvolver uma sociedade rica e poderosa.
Para desenvolver sua própria arquitetura, as condições geográficas, a forma como dividiram a sociedade e suas crenças religiosas influenciaram bastante. Também foram eles que criaram a primeira forma de escrita, além de terem se destacado nas áreas das ciências. Desenvolveram conhecimentos importantes na área da matemática. Na medicina, os procedimentos de mumificação, proporcionaram importantes conhecimentos sobre o funcionamento do corpo humano.
Enfim, até hoje é notável a importância dos egípcios, pois eles foram os pioneiros em fazer construções gigantescas com finalidades religiosas e históricas. Neles aplicaram arte na arquitetura. Além de terem criado uma pintura e estátuas características.

"Civilização egípcia: Um povo a frente de seu tempo."



6)    Mesopotâmia

“Uma civilização diversificada e evoluída em pleno Oriente Médio e que mais tarde nos influenciou na formação das leis.”



7)    Persas

“Persa: Uma sociedade dominadora, politizada e bem organizada”




8)    A civilização grega

- Creta
“Os primórdios da civilização grega; foi a base de uma das mais importantes civilizações.”

- Grécia
Somos herdeiros culturais dos gregos. Este povo influenciou fortemente nossa sociedade, tanto na esfera política quanto na arte, na arquitetura, no esporte e militarmente. Em todo lado há influencias deles em nosso mundo contemporâneo.

“Somos herdeiros de várias áreas desse povo.”

Colagens: Primeira é sobre Creta e a Segunda é sobre a Grécia.




9)    Etruscos

Às vezes não nos demos conta do quanto os Etruscos foram importantes para a formação da nossa sociedade. Eles foram subestimados, principalmente quando se fala que os romanos copiaram os gregos sendo que na verdade que os romanos copiaram os etruscos.
Esta civilização era bastante urbana e sofisticada. Possuía sua própria língua; por um momento chegou a dominar o comércio do mediterrâneo Ocidental; formaram um exército e a sociedade era aristocrática com classes mercantil e artesanal. Tudo isso sem duvidas ajudaram a civilização romana. Eles herdaram dos etruscos os símbolos de poder e de autoridade, as técnicas de construção de estreadas e de instalações sanitárias, a metalurgia, a arte da cerâmica e o estilo arquitetônico.

“Etruscos: os primórdios da civilização romana.”




10)    A civilização romana

Sem dúvidas o Império Romano representa grande importância para nossa sociedade e seu legado está em toda parte. Primeiro em nossa língua. O latim deu origem ao português e outros tantos idiomas. Depois foi na religião. Mesmo isso sendo uma manobra política do imperador Constantino em adotá-lo como religião oficial, o cristianismo influencia nossos costumes, tradições e modo de vida. Também no campo da política, a forma diferenciada de governar reflete na política de hoje. Temos senadores que representa cada estado e as assembleias que o povo pode opinar a participar.
Mas o que torna a Roma antiga tão importante e tão parecida com nosso modo de vida são suas cidades, o urbanismo, sua organização e arquitetura. As estradas romanas eram pavimentadas, facilitando a comunicação e o deslocamento para províncias distantes. Nas cidades havia pontes, represas e aquedutos. Usava-se bastante o cimento. E na arte e arquitetura, a cultura grega foi uma forte influência. Os romanos não eram artistas tão bons quanto os gregos, eles eram mais práticos; suas construções são funcionais e tinham que atender uma necessidade.

“Uma sociedade muito parecida com o nosso mundo atual: ricos no poder, corrupção, manipulação das massas e grandes cidades e construções.”



11)    Idade Média

O que podemos perceber de mais importante na Idade Média é a sua arte e arquitetura, mesmo que ambas tenham sido demasiadamente influenciada pela igreja. Neste período, a Igreja Católica assume um papel de extrema importância, filtrando todas as produções culturais e cientificas, fazendo com que muitas obras artísticas tenham temática religiosa.
Neste contexto encontramos a arquitetura e arte Românica e Gótica. Nas duas as grandes construções mostram a hegemonia e poder da igreja. A maior diferença entre estes dois estilos são os períodos em que ocorreram. A românica se passa no inicio da Idade média e a vida era no campo. A gótica já representa o poder maior ainda da igreja e a retomada das pessoas para as cidades. Mas todos estes estilos de alguma forma transmitiam aos fies uma sensação de segurança e paz.

“A religião como o epicentro do desenvolvimento da sociedade.”

Colagem sobre Românico (primeira metade) e Gótico (segunda metade).



12)    Renascimento

O período que compreende o Renascimento modificou toda a estrutura social vigente na Idade Média. Começaram as discussões sobre os conhecimentos impostos pela Igreja, e foi quando se deu o grande florescimento das ciências. Todo o pensamento Ocidental foi modificado no renascimento. Viu-se que a fé não fornecia as informações suficientes, e que estas podiam ser falhas.
Foi nesta época que iniciaram as excursões marítimas, que impulsionou a atividade comercial. Tudo isso culminou no desenvolvimento do capitalismo, que tornaria se o sistema econômico da era contemporânea.
Na arte representou a volta de algumas características do passado e a incorporação de temas mitológicos nas pinturas e esculturas. O Maneirismo buscava a maneira própria do artista em se expressar. O Barroco estava em busca da beleza. E o Rococó tornou-se um estilo para a decoração de palácios e atendia aos nobres (rainhas principalmente).

“Renascimento: Usando elementos do passado para contestar a tradição e a mentalidade medieval.”

Colagem sobre os estilos artísticos do Renascimento. Primeira metade é o Maneirismo e a segunda sobre o barroco. 

0 comentários:

Postar um comentário

 

Arquitetura e Urbanismo Copyright © 2011 - |- Template created by O Pregador - |- Powered by Blogger Templates