sábado, 30 de junho de 2012

0 Intervenção urbana no Parque Ipanema

TP2 de Estúdio I
Intervenção no parque Ipanema, na semana integrada. Interfaces Arte e Arquitetura

Trabalho realizado em grupo que consistia na analise da produção de artistas e arquitetos. Procuramos identificar semelhanças ou diferenças conceituais em suas obras.
Depois de uma longa pesquisa acerca dos artistas e suas obras, escolhemos uma palavra-chave que norteou a criação de uma instalação. Um texto que justificava a escolha da palavra/conceito e da instalação foi feito, e segue mais abaixo.

Os artistas fonte de nossa pesquisa foram:
Frank Gehry, arquiteto;
Lygia Pape, escritora, professora, escultora e cineasta; 
Félix González Torres, artista plástico; 
Ernst Ingmar Bergman, diretor do filme Morangos silvestres.

Analisamos a obra de cada artista levando em conta seus processos de trabalho, conceitos, motivos, estratégias, contexto, etc.
A instalação que resultou das pesquisas e palavra-chave, foi montada em um local pré-definido, o Parque Ipanema. Apresentamos oralmente aos professores a intervenção, justificando nossas estratégias de comunicação da proposta, que deveria ser coerente com o conteúdo da pesquisa.
Abaixo está o texto explicativo da palavra-chave. Mais abaixo estão as fotos da intervenção urbana.


Grupo 10: Ávila, Joicymara, Leandro e Sâmela.

Félix González Torres, nascido em Cuba, era homossexual e procurava transmitir nas obras suas experiências, que tinham como o tema a enfermidade, morte e perda, mostrando assim sua identidade. Ele lidava com questões sociais ao expor sua condição de aidético e sua sexualidade. Buscava a interação entre o espectador e a obra.
Lygia Pape, nascida no Rio de Janeiro, foi escritora, professora, escultora e cineasta, que se destacou no movimento Neoconcretista. Em seus trabalhos, transmitia a liberdade, o uso de diversas linguagens e formatos, procurando sempre a interação da obra com o espectador. Lygia foi uma mulher à frente de sua época, que encontrava nas coisas mais comuns um diferencial.
Frank Gehry, canadense, é um arquiteto que tem por pensamento/estilo romper com as tradições, incorporando em suas criações surpresa e emoção. Sua intenção é interagir e impressionar os observadores, apresentando-os uma critica ao mundo real, pois ao deparar com uma de suas obras temos a sensação de que estamos vendo uma imagem que parece ser falsa à primeira vista. Suas obras realmente impressionam, justamente por não serem nada convencionais. Suas criações são livres e abusam das formas curvas e extravagantes. Sua arquitetura é totalmente high-tech, utilizando materiais sofisticados, como o titânio.
O filme “Morangos Silvestres”, dirigido pelo sueco Ernst Ingmar Bergman, retrata a vida de Isak, um homem solitário, não muito querido pelas pessoas por seu jeito frio e egoísta de tratá-las. A história se passa pela imagem em preto e branco; pela trilha sonora composta por músicas instrumentais bem melancólicas, tristes e que às vezes transmitem um pouco de suspense; e pelo foco da filmagem, que acompanha os personagens, registrando mais claramente algumas de suas ações. É dado foco também nas expressões faciais e no olhar das pessoas. A iluminação ajuda a compor o cenário projetando sombras.
            A questão principal do filme é a existencial. No personagem principal é possível perceber sua dor de existir, a lembrança de um amor perdido, sua infância e a época em que o tempo não havia o transformado naquela pessoa rude e solitária. A moralidade e a fé também são tratadas no filme. O diretor desejava levar ao público uma reflexão sobre nossas ações e a forma de como relacionamos com o próximo e com nós mesmos.

Definição do Palavra/Tema:

·         Experiência: Como torná-la um diferencial.

            A escolha desse conceito se deu pela grande semelhança dos artistas em transmitirem ao público sensações, sentimentos, emoções ou surpresas através de suas experiências. Para isso eles usaram suas obras.
            O Félix Gonzalez, por exemplo, através de suas experiências pessoais, quebrou barreiras ao expor principalmente sua perda e a sua sexualidade ao público, para fazer com que o mesmo se envolvesse com suas obras e ao mesmo tempo o seu sofrimento.
            Já a Lygia Pape, usou sua ampla experiência no meio artístico, (como escritora, escultora, cineasta, entre outros) para criar obras diferenciadas, á frente do seu tempo, em que também exigia do público uma interação.
            O arquiteto Frank Gehry, se destacou por romper com as tradições, e dessa forma, sua experiência é no sentido de inovar e procurar ir além do que se imaginavam e esperavam da arquitetura.
            Por fim, o filme Morangos Silvestres, retrata a vida de um senhor (Isak), que usa todo sua experiência de vida, para relembrar o seu passado e perceber que sempre estamos aptos às mudanças.   

Significado de Experiência:
Ação ou efeito de experimentar; conhecimento adquirido pela prática da observação ou exercício: ter experiência. / Ensaios, tentativas para verificar ou demonstrar qualquer coisa: fazer uma experiência.

FOTOS:
A intervenção realizada foi um piquenique. A ideia principal é transmitir/condicionar aos usuários e trabalhadores do parque uma experiência diferente e inesperada. É claro que um piquenique é comum em parques. Só que para nosso publico alvo não. Eles normalmente fazem uma rápida visita por lá apenas para fazer sua caminhada matinal, e na maioria das vezes não se dão conta de como pode ser agradável fazer um passeio ou algo diferente no parque. Aos que trabalham por lá segue o mesmo pensamento.
Para quem não sabe, o Parque Ipanema está localizado em um espaço urbano. Esta próxima da correria da cidade grande e movimentada. É um lugar propício para fugir da rotina; então o piquenique seria uma alternativa de lazer pra realizar nas horas vagas.









0 comentários:

Postar um comentário

 

Arquitetura e Urbanismo Copyright © 2011 - |- Template created by O Pregador - |- Powered by Blogger Templates